Na quinta-feira, dia 17 de julho, a equipe feminina de Vôlei Adaptado de Atibaia venceu todas as partidas que disputou no Festival de Vôlei Adaptado 58+, realizado no Centro Esportivo Morada do Sol – Rei Pelé, em Indaiatuba.
As atletas de Atibaia ganharam do município de Salto, atual campeão na Fase Regional da 8ª Região Esportiva dos Jogos da Melhor Idade (JOMI), pelo placar de 21 a 19, e também de Indaiatuba, o time da casa, por 21 a 16.
O torneio foi uma homenagem póstuma a Eduardo Honório, técnico da GAADIN – Grupo de Ajuda dos Amigos Deficientes de Indaiatuba, e também professor e incentivador das modalidades de Basquete em Cadeira de Rodas, Vôlei Adaptado, entre outras modalidades.

Voleibol Adaptado
O Voleibol Adaptado segue regras semelhantes ao voleibol tradicional, com ajustes para tornar o jogo mais acessível, como, por exemplo, poder sacar de dentro da quadra (feminino); não poder saltar para atacar ou realizar o movimento de cortada para passar a bola para o time adversário, evitando que o impacto cause danos nas articulações; entre outras adaptações.
A modalidade é uma das mais indicadas para a melhor idade, pois não há contato físico com a equipe adversária e o risco de queda é reduzido. Além disso, são inúmeros os benefícios para a saúde física e mental, pois melhora a mobilidade, força e coordenação motora, previne doenças, estimula a socialização, reduz o estresse, evita o sedentarismo e eleva a autoestima dos participantes.

Treinos em Atibaia
Em Atibaia, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, oferece treinos de Voleibol Adaptado Masculino, para homens a partir de 60 anos, e também de Voleibol Adaptado Feminino, com turmas voltadas para mulheres nas seguintes categorias: acima de 40 anos, de 60 anos e de 70 anos.
Para mais informações, os interessados podem se dirigir à sede da Secretaria de Esportes e Lazer – SEL, que fica na Av. Horácio Netto, 1061, Samambaia Parque Residencial, ou pelo telefone: (11) 4411-2767.
