Atibaia reforça seu compromisso com as mulheres ao promover o enfrentamento à violência contra a mulher. E em alusão ao Agosto Lilás, mês de conscientização, a Prefeitura promove uma série de ações.
Na próxima sexta-feira, dia 22 de agosto, será realizado o “Fórum da Mulher - Vozes de Resistência: combate ao feminicídio e à violência doméstica”, das 8h às 16h, no SEST Senat, localizado na Rua das Juçaras, n° 110, no Jardim das Palmeiras, com abertura oficial prevista para as 9h. A organização é da Secretaria Assistência e Desenvolvimento Social, em parceria com a Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher do município.
Programação do Fórum da Mulher de Atibaia 2025:
8h – Café e credenciamento
8h30 – Apresentação cultural
9h – Cerimonial de abertura
10h – Mesa: “Sistema de Justiça: o papel do Judiciário e da Segurança Pública no combate à violência doméstica”
12h – Intervalo
13h30 – Apresentação cultural
14h – Vivência: Jogo “No lugar dela”
16h – Encerramento
No dia 26 de agosto, será realizada Blitz de Conscientização, com entrega de material específico, próximo ao semáforo da Av. Dr. Joviano Alvim, 144 – Alvinópolis. A ação será coordenada pela Secretaria Assistência e Desenvolvimento Social, Departamento de Cidadania e pela Guarda Civil Municipal.
No dia 28 de agosto haverá evento para as mulheres que são acompanhadas pelos equipamentos socioassistenciais com Medida Protetiva. A ação ocorre das 10h às 13h e é organizada pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Fundo Social de Solidariedade, Guarda Civil Municipal e Secretaria de Esporte e Lazer.
Rede de Enfrentamento
A Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher de Atibaia é composta por representantes do poder público e da sociedade civil, entre eles a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS), Departamento da Mulher, Centro de Referência da Mulher “Dirce Bellingeri”, Secretaria de Segurança Pública, Guarda Civil Municipal e o Projeto Guardiã Maria da Penha, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Polícia Civil do Estado de São Paulo, Núcleo de Atendimento à Mulher, Delegacia de Polícia Civil de Atibaia, além de institutos e entidades.
Programa Guardiã Maria da Penha
Atibaia conta com o programa Guardiã Maria da Penha, decorrente de Termo de Colaboração firmado com o Ministério Público. A iniciativa reforça a aplicação das medidas protetivas previstas pela Lei Maria da Penha (Lei n.º 11.340/06), monitora o seu cumprimento e proporciona maior proteção às mulheres em situação de vulnerabilidade.