No próximo dia 23 de agosto, a partir das 14h, o Museu Municipal João Batista Conti abre as portas para a Exposição “Chão Caipira”, iniciativa do Centro de Tradições Caipiras de Atibaia com o apoio da Prefeitura de Atibaia. A mostra marca também a abertura do 5º Festival do CTC Atibaia, que contará com programação cultural até o final de setembro.
A data escolhida reforça a valorização das tradições populares, já que em 22 de agosto é celebrado o Dia do Folclore. Na estreia, às 14h, o Museu sediará a Reunião Anual da Comissão Paulista de Folclore – Patrimônio Imaterial, reunindo pesquisadores, mestres e agentes culturais em prol da preservação das tradições populares. Após a reunião, haverá uma roda de conversa aberta ao público, ampliando o espaço de troca de saberes e experiências. Já às 16h, o público poderá assistir à apresentação do Grupo Raízes do Catira, que mostrará a força e o compasso da tradicional dança caipira.
A exposição “Chão Caipira” ficará em cartaz durante os meses de agosto e setembro, apresentando objetos, fotografias, instrumentos e narrativas que resgatam a memória, os saberes e a relevância da cultura caipira. O projeto reafirma o papel do CTC Atibaia na valorização e transmissão das tradições populares, em parceria com a Comissão Paulista de Folclore.
Com produção do Centro de Tradições Caipiras de Atibaia e da Ruth Rubbo Produções Culturais, o 5º Festival CTC Atibaia é realizado com recursos do Edital de Premiação Cultura Viva Sérgio Mamberti – Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural, Ministério da Cultura, e conta com apoio da Prefeitura de Atibaia, por meio da Secretaria de Cultura.